6 Dicas essenciais para ter um apartamento mais sustentável

6 Dicas essenciais para ter um apê mais sustentável

Sustentabilidade

29 de Agosto de 2023 | Por Franceline Souza

Cada vez mais as pessoas estão se conscientizando da importância de adotar práticas sustentáveis em suas vidas e, principalmente, em suas casas e apartamentos. O meio ambiente e o futuro do nosso planeta dependem de ações individuais que visem diminuir o impacto ambiental.


Pensando nisso, compartilhamos neste artigo 6 dicas úteis para ter um apartamento mais sustentável, que não só beneficiarão o meio ambiente, mas também ajudarão você a economizar dinheiro e energia.

Vem com a gente que vamos te ajudar a reduzir a sua pegada dentro do planeta!

 

1. PREFIRA LÂMPADAS LED

Substitua as lâmpadas tradicionais (incandescentes) por lâmpadas LED de baixo consumo. Além de serem mais duradouras, elas consomem menos energia e contribuem para a redução da emissão de gases de efeito estufa. Estudos mostram que a iluminação representa cerca de 15% do consumo de energia em residências, portanto, essa simples troca pode trazer grandes benefícios para o meio ambiente e para o seu bolso.


https:///cdnstorageadn.blob.core.windows.net/blob-storage/2023/8/6-Dicas-essenciais-para-ter-um-ape-mais-sustentavel14524d924ee0930740febe5e5f76682d7dc7.jpeg

Lâmpadas LED são mais duradouras, consomem menos energia e contribuem para a redução da emissão de gases de efeito estufa. (Imagem: Freepik)

 

2. APROVEITE A VENTILAÇÃO E A LUZ NATURAL

Uma atitude simples, mas muitas pessoas esquecem de apagar as luzes ou desligar aparelhos quando não estão usando. Durante o dia, aproveite a luz solar natural, abra a cortina, deixe os raios de luz iluminarem os ambientes e não se esqueça de apagar as luzes ao sair e desligar os aparelhos eletrônicos.


Você sabia que ainda que desligados, os aparelhos mantidos em stand-by consomem cerca de 15% da energia usada quando estão ligados dessa forma? Isso mesmo, essa informação é do IDEC (Instituto de Defesa do Consumidor) e a dica é retirar da tomada os aparelhos que não estiver usando.

 

 https:///cdnstorageadn.blob.core.windows.net/blob-storage/2023/8/6-Dicas-essenciais-para-ter-um-ape-mais-sustentavel1452212350c2e9734481bffd68cf89c39a24.jpeg

Aproveite a luz solar natural durante o dia, abra a cortina e deixe os raios de luz iluminarem os ambientes. (Imagem: apartamento decorado Reserva Flor de Lótus em Araraquara)

 

> Leia Mais: Grupo ADN recebe Selo Verde de Responsabilidade Socioambiental


 

3. REDUZA O CONSUMO DE ÁGUA

Instale dispositivos economizadores de água, como redutores de vazão nas torneiras e chuveiros. Também é importante estar atento (a) a vazamentos e consertá-los o mais rápido possível. Além disso, reutilize a água sempre que possível, como por exemplo, a água da máquina após ser usada para lavar as suas roupas, você pode reutilizar para limpar a casa, para lavar tapetes ou pano de chão. A água é um recurso precioso e economizá-la é essencial para a preservação do meio ambiente.


https:///cdnstorageadn.blob.core.windows.net/blob-storage/2023/8/6-Dicas-essenciais-para-ter-um-ape-mais-sustentavel1452f2e8a96ddac74bc4aa6ebc8e7bb70e2e.jpeg

Redutores de vazão ajudam a economizar água. Lembre-se de fechar a torneira enquanto ensaboa as mãos. (Imagem: Freepik)

 

 

4. UTILIZE MATERIAIS SUSTENTÁVEIS NA DECORAÇÃO

Opte por móveis e objetos de decoração feitos com materiais sustentáveis, como a madeira certificada e o bambu. Além disso, evite o uso excessivo de produtos químicos na limpeza, optando por soluções naturais, como vinagre e bicarbonato de sódio. Essas escolhas ajudam a reduzir a poluição do ar e a preservar os recursos naturais. Em um mundo inundado por produtos descartáveis e excessos, abraçar um estilo de vida minimalista pode causar um impacto profundo na nossa pegada ecológica. Aplique esse princípio à escolha de móveis e decoração para o seu apartamento. Lembre-se que o menos é realmente mais!


https:///cdnstorageadn.blob.core.windows.net/blob-storage/2023/8/6-Dicas-essenciais-para-ter-um-ape-mais-sustentavel145397b517e7626f45849c0d4cdf7624e7cb.jpeg Prefira móveis e objetos de decoração feitos com materiais sustentáveis. (Imagem: apartamento decorado Reserva Flor de Lótus em Araraquara)

 

 

5. PRATIQUE A SEPARAÇÃO E RECICLAGEM DE RESÍDUOS

Implemente a coleta seletiva no seu apartamento, separando corretamente os resíduos orgânicos dos materiais recicláveis. Basta ter duas lixeiras distintas sendo uma para orgânicos e outra para recicláveis. Existem inclusive composteiras que podem ser usadas em apartamentos e você consegue transformar o seu lixo orgânico em fertilizante de plantas.

 


https:///cdnstorageadn.blob.core.windows.net/blob-storage/2023/8/6-Dicas-essenciais-para-ter-um-ape-mais-sustentavel14535ac1fa924aa74205a29b26ed6ddfa349.jpeg

Utilize uma lixeira distinta para descartar o lixo orgânico que também pode ser transformado em composteira. (Imagem: Freepik)

 

 

Além disso, busque reduzir a quantidade de lixo produzida, optando por produtos com embalagens recicláveis ou reutilizáveis. A reciclagem é fundamental para a preservação dos recursos naturais e a redução da poluição. Pensando nisso, os empreendimentos da ADN Construtora contam com lixeiras para descarte seletivo nas áreas comuns.


https:///cdnstorageadn.blob.core.windows.net/blob-storage/2023/8/6-Dicas-essenciais-para-ter-um-ape-mais-sustentavel145511ba67483f334fd8a92b9b416a81ca01.jpeg

 Os empreendimentos da ADN Construtora contam com lixeiras para descarte seletivo nas áreas comuns. (Imagem: Parque dos Jequitibás em Araraquara)

 

 > Leia Mais: Grupo ADN se destaca por ações focadas em ESG


 

6. EVITE BANHOS LONGOS

Economizar energia elétrica é importante para o bolso, mas também para o meio ambiente. No caso do chuveiro ligado em modo inverno, ele pode ser responsável por até 20% do consumo de energia da sua residência. Então, reduza a frequência de banhos quentes, troque o modo inverno pelo modo verão e evite banhos muito longos. Se for cantar na hora do banho, lembre-se de desligar o chuveiro e aproveite para se ensaboar.

 


https:///cdnstorageadn.blob.core.windows.net/blob-storage/2023/8/6-Dicas-essenciais-para-ter-um-ape-mais-sustentavel1456f4ad0a4dd0434338b7083e9e1bd6a229.jpeg

Evite banhos muito longos e se quiser cantar, lembre-se de desligar o chuveiro e aproveite para se ensaboar. (Imagem: Freepik)

 

 

DICA BÔNUS:

Prefira eletrodomésticos de baixo consumo e que contenham o selo PROCEL, pois de acordo com o Inmetro, esses aparelhos apresentam um desempenho melhor em relação ao consumo de energia. Por exemplo, os eletrodomésticos com selo de classe energética A consomem até 70% menos energia. Lembre-se que o modo stand by faz com que seus eletrodomésticos continuem consumindo energia, portanto quando for dormir, trabalhar ou até mesmo viajar desligue o que for possível da tomada.

https:///cdnstorageadn.blob.core.windows.net/blob-storage/2023/8/6-Dicas-essenciais-para-ter-um-ape-mais-sustentavel1456e700a56f3e114c72ba2f68cd52bb4a91.jpeg

Prefira eletrodomésticos que contenham o selo PROCEL, os de classe energética A consomem até 70% menos energia. (Imagem: ENETEC UnB)

 

PEQUENAS AÇÕES INDIVIDUAIS

A adoção dessas dicas não só tornará o seu apartamento mais sustentável, mas também influenciará positivamente o meio ambiente e o futuro do nosso planeta, além de te ajudar a economizar dinheiro.


Essas pequenas ações individuais podem ter um impacto significativo quando se trata de sustentabilidade e utilização consciente de recursos naturais.


Lembre-se de que as escolhas sustentáveis não se limitam apenas ao ambiente doméstico, mas em todas as suas ações diárias, como por exemplo:


- Troque o carro 1 vez por semana por transporte público ou bike.

- Não use copos ou canudos plásticos e quando o fizer, descarte corretamente no lixo reciclável e não jogue no meio ambiente.

- Substitua sacolas plásticas por ecobags que são sacolas feitas de tecido ou material reciclado.

- Prefira consumir produtos e serviços de empresas que sejam comprometidas com o meio ambiente.

 


https:///cdnstorageadn.blob.core.windows.net/blob-storage/2023/8/6-Dicas-essenciais-para-ter-um-ape-mais-sustentavel1456e2e3f230b96740c8ab8ecce8e8bac6aa.jpeg

As escolhas sustentáveis não se limitam apenas ao ambiente doméstico, mas em todas as suas ações diárias. (Imagem: Freepik)

 


AÇÕES SUSTENTÁVEIS DO GRUPO ADN

No Grupo ADN, os projetos são desenvolvidos e implantados seguindo diretrizes importantes e focadas em inovação e sustentabilidade. Os empreendimentos da ADN Construtora, por exemplo, seguem as melhores práticas ESG que contribuem para mudanças sociais e ambientais efetivas.


Além das regras disponíveis para as áreas comuns que incentivam os moradores a manterem o condomínio sustentável, a ADN Construtora, uma empresa do Grupo ADN, durante as etapas de construção de cada empreendimento, promove o reuso de água e a reutilização de entulho que, após processamento e manipulação, pode ser aplicado na construção de calçadas e demais locais do empreendimento.


A construtora também implementou em algumas obras, bicicletários com bebedouros, ponto de energia e internet com acesso livre à população em geral, um ótimo ponto de descanso para ciclistas e esportistas que estiverem nas imediações de um empreendimento da ADN.



https:///cdnstorageadn.blob.core.windows.net/blob-storage/2023/8/6-Dicas-essenciais-para-ter-um-ape-mais-sustentavel1456e010778bdfd74f7cb376cd8aa5b5b604.jpeg Obra da ADN Construtora conta com bicicletário, bebedouro, ponto de energia e internet com acesso livre à população em geral. (Imagem: Rafael Silva)

 

 

Em parceria com cooperativas de reciclagem, a ADN disponibiliza um espaço em suas obras dedicado à separação de lixo reciclável permitindo que catadores façam a retirada dos materiais em segurança. Outro diferencial é que a ADN também adotou refletores com energia fotovoltaica em seus empreendimentos, ou seja, gera energia elétrica a partir da luz solar.


Ao adquirir um apartamento do Grupo ADN, você tem a certeza de que a empresa prioriza a sustentabilidade em todas as etapas da construção e incentiva os moradores de seus empreendimentos a serem parte da mudança, afinal, juntos, podemos fazer a diferença e criar um futuro mais sustentável para todos.


Inspire-se nessas dicas e ajude a construir um mundo melhor e mais sustentável.

 

Gostou deste artigo? Para mais dicas sustentáveis, de financiamento ou saber como conquistar o seu primeiro apê, confira outros conteúdos aqui no nosso Blog.


Aproveite para conhecer mais sobre o Grupo ADN e saiba qual empreendimento combina mais com você, clique aqui!


> E-book: Conquiste agora o seu apê! 







Encontre o seu futuro ADN!
É rápido e fácil.

Encontre empreendimentos mais próximos de você!

Limpar Busca Filtro
Por favor, selecione uma cidade!

ou

Faça uma Simulação

Encontre o seu futuro ADN!
É rápido e fácil.

Encontre empreendimentos mais próximos de você!

Limpar Busca Filtro
Por favor, selecione uma cidade!

ou

Faça uma Simulação
EBOOK

Subindo de nível

Conheça o nosso ebook que vai te ajudar a sair do aluguel!

Comentários

Deixe seu comentário

Todos os campos são obrigatórios

Comentário enviado com sucesso para liberação.

Não foi possível enviar seu comentário. Tente novamente mais tarde!

Ocorreu um erro. Este aplicativo pode não responder mais até ser recarregado. Recarregar 🗙