O que é renda familiar e como ela ajuda no financiamento

O que é renda familiar e como ela ajuda no financiamento do imóvel pela Caixa?

Financiamento

2 de Junho de 2023 | Por Redação

Você decidiu que não quer mais pagar aluguel? Que é a hora de sair da casa dos pais? Ou que chegou a hora de dividir a vida com o seu amor? Independente do seu momento, o importante é que você pesquisou e chegou ao apê dos seus sonhos! Mas ainda está com aquela dúvida: será que meu salário dá para financiar um imóvel? E se não der? São tantas perguntas, mas fique calmo, neste post nós vamos te explicar o que é renda familiar, composição de renda e como elas podem te ajudar na hora de aprovar o financiamento com a Caixa. Vem com a gente!

O que é renda familiar?

Se você acha ou se sua renda solo realmente não é o bastante para um financiamento imobiliário, você pode optar pela apresentação da renda familiar. Todas as pessoas que vivem com você e possuem algum tipo de renda podem entrar na conta para ajudar você a conquistar o tão sonhado apê e também ter acesso aos subsídios dos programas habitacionais como o Minha Casa Minha Vida.

Quando a Caixa Econômica Federal vai analisar o seu crédito, vários dados são solicitados para que o banco possa entender se você, de fato, tem condições de arcar com as parcelas sem comprometer mais do que 30% da renda familiar mensal. Dessa forma ele terá a certeza que você não ficará inadimplente e que o valor contratado não irá afetar negativamente sua qualidade de vida. Por isso a renda é um fator muito importante.

+Leia mais: Quem pode financiar um imóvel pelo Minha Casa Minha Vida?

Como é calculada a renda familiar?

Basicamente ela é calculada levando em conta todos os valores recebidos por aqueles que irão compor a chamada renda compartilhada. Ou seja, salários, pensões, aposentadorias, previdência pública ou privada, rendimentos de trabalho não assalariado, pró-labore (se você é autônomo, empresário ou microempreendedor individual MEI), comissões, bônus e aquele bico ou trabalho freelancer que realiza além do seu emprego formal.

https:///cdnstorageadn.blob.core.windows.net/blob-storage/2023/5/O-que-e-renda-familiar-e-como-ela-ajuda-no-financiamento-do-imovel-pela-Caixa23412fe5a7465c03405a8a864ef994acc308.jpeg

Família realizou o sonho do apê próprio no Parque dos Jequitibás em Araraquara

Como a renda familiar ajuda na hora do financiamento?

Agora que você já sabe o que é e como é calculada a renda familiar, chegou a hora de saber como ela vai te ajudar na hora do financiamento. Para dar esse importante passo em sua vida, é necessário que as rendas sejam comprovadas de alguma maneira. Você viu que não é todo ganho que necessariamente é formal, no entanto, eles precisam ser comprovados. Veja alguns exemplos de documentos que são necessários reunir: holerite, Carteira de Trabalho, Declaração do Imposto de Renda, Extrato Bancário.

Ao somar rendas a chance de ter o seu financiamento aprovado aumenta substancialmente, já que o seu poder de pagamento das parcelas aumenta, trazendo a segurança que o banco precisa para aprovar o seu crédito. Esse processo também ajuda a aumentar o valor financiado, ou seja, você terá acesso a imóveis de qualidade e que oferecem maior conforto e qualidade de vida como os empreendimentos da ADN Construtora, que possuem elevadores em todas as suas linhas, lazer completo, sacadas e estão nas melhores localizações.

+Leia mais: Confira as vantagens de morar em um condomínio-clube

Outro ponto importante é que todas as pessoas podem usar o saldo de FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) disponível, possibilitando uma entrada maior, consequentemente diminuindo o custo total do valor a ser financiado. Confira quem pode fazer parte desse projeto: pai e mãe, cônjuge ou namorado, filhos e enteados, padrasto e madrasta, sogros, irmãos, tios e primos. É de fundamental importância que sejam pessoas de alta confiança. isso porque todos que participarem da composição de renda terão o nome incluso no contrato de financiamento e serão coproprietários do imóvel. Para vendê-lo futuramente será necessária aprovação de todos os envolvidos. Além disso, todos os participantes também serão responsáveis pelo pagamento.

Chegou a sua hora!

Agora que você já sabe tudo sobre renda familiar e como ela te ajuda na hora do financiamento, que tal falar com um consultor da ADN e realizar de vez esse sonho de ter o seu apartamento? Simule um financiamento, fale agora mesmo com um consultor ADN!




Encontre o seu futuro ADN!
É rápido e fácil.

Encontre empreendimentos mais próximos de você!

Limpar Busca Filtro
Por favor, selecione uma cidade!

ou

Faça uma Simulação

Encontre o seu futuro ADN!
É rápido e fácil.

Encontre empreendimentos mais próximos de você!

Limpar Busca Filtro
Por favor, selecione uma cidade!

ou

Faça uma Simulação
EBOOK

Subindo de nível

Conheça o nosso ebook que vai te ajudar a sair do aluguel!

Comentários

Deixe seu comentário

Todos os campos são obrigatórios

Comentário enviado com sucesso para liberação.

Não foi possível enviar seu comentário. Tente novamente mais tarde!

Ocorreu um erro. Este aplicativo pode não responder mais até ser recarregado. Recarregar 🗙