Como amortizar um Financiamento na Caixa

Financiamento

22 de Agosto de 2022 | Por Gabriela Casarin

Se você financiou seu apê pela Caixa, certamente já ouviu falar em amortização, não é mesmo? Quer saber mais sobre como funciona esse processo que pode diminuir o valor do seu financiamento ou o prazo de pagamento?  

Descubra a seguir como seu FGTS, um simples bônus, o 13º salário, a PLR (Participação nos Lucros e Resultados), uma renda extra ou aquele dinheirinho que você poupou podem ajudar você a pagar menos ou terminar o financiamento mais rápido? 

 

 + 5 fontes de renda extra para complementar sua renda 

 

Adquirir o imóvel próprio continua sendo o sonho de grande parte dos brasileiros, que em sua maioria, optam pelo financiamento imobiliário para conseguirem concretizar esse desejo.  

Ao optar por essa modalidade de compra, você fechará um contrato de crédito, onde serão determinados o valor total e o número de parcelas para que seu empréstimo seja quitado.  

Assim, ao realizar o pagamento de uma dessas parcelas, você está amortizando sua dívida com o banco. 

Além de abater o valor total da dívida, através da amortização você também pode diminuir os juros e reduzir o número de prestações. Assim é possível ganhar um fôlego financeiro para curtir com mais tranquilidade seu novo lar. 

Atualmente, a linha de crédito mais utilizada no Brasil é a da Caixa Econômica Federal, que conta com uma parceria direta com o Governo Federal e oferece as melhores condições e juros. 

+ Saiba mais sobre como se preparar para um financiamento imobiliário. 

 

Posso utilizar o FGTS no processo de amortização? 

 

Além de usar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) como entrada para conquistar o sonho do seu apê, ele também pode ser utilizado na amortização do seu financiamento. A cada dois anos, os trabalhadores podem acessar o saldo do FGTS para amortizar um financiamento imobiliário. 

Ao optar pelo pagamento integral, seu saldo devedor será quitado por completo. Já ao escolher a amortização parcial, o valor disponível no seu FGTS será aplicado sobre o valor final da dívida, reduzindo o valor das parcelas restantes. A amortização parcial possibilita uma diminuição de até 80% do valor das próximas 12 prestações.  

Fique atento! Não são todas as situações e modalidades que permitem o uso do FGTS para amortização, por isso, você precisa consultar a instituição financeira e calcular se vale a pena para o seu caso. 

+ 8 dúvidas frequentes sobre Financiamento Imobiliário 

 

Tenha um planejamento financeiro 

Já pensou adquirir o seu apê através de um financiamento e conseguir quitá-lo antes do tempo previsto?  

O primeiro passo é ter um planejamento financeiro, onde você vai definir em quanto tempo deseja liquidar sua dívida e qual será o valor destinado mensalmente para esse fim.  

Outro ponto importante é direcionar todo dinheiro “extra” para a amortização do seu financiamento. Nesse caso, aproveite um aumento salarial, 13º ou férias para ir quitando seu saldo devedor, assim você terá uma folga financeira para curtir o seu tão sonhado apê! 

Ter um planejamento financeiro permite que você consiga reduzir sua dívida original e possa direcionar seu orçamento para outros custos que possam vir pela frente, como a reforma do imóvel para deixá-lo do seu jeitinho, por exemplo. 

Um bom planejamento financeiro está diretamente ligado ao controle financeiro, por isso, organizar seus gastos em relação aos seus rendimentos é vital para conseguir realizar o seu sonho! 

 

Qual o melhor método para amortização? SAC ou Price? 

O primeiro passo para amortizar um financiamento é definir qual método será escolhido: SAC ou Price.  

Para financiamentos imobiliários, geralmente o SAC é o ideal, já que o valor das parcelas vai diminuindo de acordo com que a dívida é paga.  

Porém, vale ressaltar, que tudo vai depender das condições financeiras do comprador no momento que está assumindo o financiamento, se existe a intenção de liquidação antecipada da dívida e qual sua capacidade de pagamento em relação às parcelas iniciais.  

  

Tabela SAC 

Na tabela SAC (Sistema de Amortização Constante), sistema de amortização mais utilizado para crédito imobiliário, as prestações são mais altas no início do financiamento e vão reduzindo ao longo dos meses, progressivamente.  

Na verdade, o que ocorre é que o valor das parcelas se mantém igual, porém o valor mensal dos juros vai decrescendo ao longo do pagamento.  

  

Tabela Price 

Na tabela Price (Sistema Francês de Amortização SFA), as parcelas se mantêm iguais do início ao fim do financiamento.  

Nessa modalidade, as parcelas iniciais costumam ter um valor mais baixo se comparadas ao SAC. No final do financiamento, acabam atingindo um valor total pago maior, pois você paga mais juros. 

Por apresentar uma amortização mais lenta, a quantidade de juros acaba sendo mais alta em parcelamentos longos, e por isso, esse sistema não é muito utilizado para financiamentos imobiliários, já que os prazos costumam ser mais longos e os jutos bem maiores

  

Na hora da amortização o que vale mais a pensa: diminuir valor das parcelas ou tempo da dívida? 

Uma dúvida pertinente, onde a resposta vai depender do objetivo do comprador: pagar parcelas menores ou terminar de pagar logo. Além disso, seu perfil também conta muito, por exemplo, um comprador que tem mais dificuldade de manter o orçamento familiar, é recomendável que ele opte pela redução do valor das parcelas. 

O fato é que, na amortização no tempo da dívida, há um encurtamento do prazo do financiamento, o que evita que o cliente pague anos de juros. Ao passo que, na amortização do valor das parcelas, os valores mensais se tornarão menores. 

  

Como solicitar a amortização? 

Os pedidos de amortização podem ser simulados ou realizados através do aplicativo Habitação Caixa, solicitados pelo Internet Banking, no caso de correntista Caixa, ou pelo telefone 0800-104-0104 ou 4004-0104, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. 

  

Ainda não tem seu imóvel próprio? 

Entre em contato com nossos consultores através do WhatsApp e receba todo suporte para saber mais sobre como financiar seu apê e aproveitar as melhores condições do mercado!  

Temos as melhores plantas, pelo melhor custo-benefício! 

Encontre o seu futuro ADN!
É rápido e fácil.

Encontre empreendimentos mais próximos de você!

Limpar Busca Filtro
Por favor, selecione uma cidade!

ou

Faça uma Simulação

Encontre o seu futuro ADN!
É rápido e fácil.

Encontre empreendimentos mais próximos de você!

Limpar Busca Filtro
Por favor, selecione uma cidade!

ou

Faça uma Simulação
EBOOK

Subindo de nível

Conheça o nosso ebook que vai te ajudar a sair do aluguel!

Comentários

Deixe seu comentário

Todos os campos são obrigatórios

Comentário enviado com sucesso para liberação.

Não foi possível enviar seu comentário. Tente novamente mais tarde!

Ocorreu um erro. Este aplicativo pode não responder mais até ser recarregado. Recarregar 🗙