Imposto de Renda 2023: Declaração ajuda autônomos a conquistarem o imóvel próprio

Dinheiro

19 de Maio de 2023 | Por Franceline Souza

A declaração de Imposto de Renda 2023 (IR) começou em 15 de março, mas muitos contribuintes acabam deixando para a última hora para cumprir com suas obrigações fiscais.

Para auxiliar nesse momento, a ADN Construtora apresenta dicas úteis para ajudar clientes que possuem apartamento financiado e ainda têm dúvida de como declarar o imóvel pronto ou em construção, também conhecido como imóvel na planta.

Neste ano, a data limite estabelecida pela Receita Federal é o dia 31 de maio, sendo obrigatório declarar toda pessoa que tenha tido rendimentos tributáveis anuais acima de R$ 28.559,70.

Caso não envie a declaração ou não declare dentro do prazo, o contribuinte poderá ter restrição em seu CPF, além de pagar multas que variam de 1% a 20% do imposto devido por cada mês de atraso.

https:///cdnstorageadn.blob.core.windows.net/blob-storage/2023/5/Imposto-de-Renda-2023-Declaracao-ajuda-autonomos-a-conquistarem-o-imovel-proprio20479cdda545252d4a05918c5e6e205518d2.png

Clientes da ADN Construtora conseguem orientação sobre como declarar imóvel financiado no Imposto de Renda.


Reúna todos os documentos

Para realizar a declaração, é necessário reunir todos os documentos relevantes, como comprovantes de rendimentos, recibos de despesas médicas, informes bancários, recibos de aluguéis, entre outros. Manter esses documentos organizados facilita o preenchimento correto das informações e evita possíveis erros.

No caso de imóvel financiado pela Caixa Econômica Federal, é possível emitir o Extrato de Imposto de Renda com facilidade pelo aplicativo Habitação Caixa. O documento informa todos os lançamentos do contrato do imóvel como juros, amortização, valores pagos e saldo devedor dentro do ano-base.


https:///cdnstorageadn.blob.core.windows.net/blob-storage/2023/5/Imposto-de-Renda-2023-Declaracao-ajuda-autonomos-a-conquistarem-o-imovel-proprio2047816086696cd1446281bb24b9f860e272.png

ADN Construtora explica passo a passo como declarar apartamento financiado no portal da Receita Federal.


Declaração pré-preenchida no portal Gov.br

Essa modalidade existe desde 2022 e permite que o sistema da Receita importe automaticamente diversas informações do declarante, sem necessidade de digitar manualmente, mas é importante conferir os dados pré-preenchidos e fazer as alterações e correções caso sejam necessárias.

Segundo a Receita Federal, terá prioridade para receber a restituição quem optar pela declaração pré-preenchida e pedir devolução por PIX.

Para poder fazer a declaração pré-preenchida, o contribuinte deve ter uma conta Gov.br (clique aqui para acessar) de nível prata ou ouro.


https:///cdnstorageadn.blob.core.windows.net/blob-storage/2023/5/Imposto-de-Renda-2023-Declaracao-ajuda-autonomos-a-conquistarem-o-imovel-proprio2048d26d9c240e8d44f088e243c8d2e8ad49.png

Terá prioridade para receber a restituição quem optar pela declaração pré-preenchida e pedir devolução por PIX.


> Leia mais: Como usar o FGTS em um financiamento



Como declarar imóvel financiado no Imposto de Renda?

Embora o processo seja simples, é importante ter atenção ao selecionar os campos e códigos corretos do sistema. Confira o passo a passo:

1.     Acesse o portal da Receita Federal;

2.     Faça login com seus dados e senha Gov.br;

3.     Clique em “Fazer minha Declaração”;

4.     Acesse a aba “Bens e direitos”;

5.     Clique em “Novo” e escolha o grupo “01-Bens Imóveis”;

6.     Selecione o código conforme o tipo do imóvel: “11 - apartamento”;

7.     Clique em “Discriminação” e preencha com os dados do financiamento, se foi financiado pela Caixa Federal, valor pago de entrada, se foi usado FGTS etc.;

8.     Inclua informações detalhadas sobre o imóvel como endereço completo, se ele já tem registro em cartório, ITBI, IPTU etc. Não omita os dados para não cair na “malha fina” ou pagar impostos.


https:///cdnstorageadn.blob.core.windows.net/blob-storage/2023/5/Imposto-de-Renda-2023-Declaracao-ajuda-autonomos-a-conquistarem-o-imovel-proprio20494c967ce6a4584e2e8d9aedbf833963cd.png

Autônomos podem utilizar a declaração de Imposto de Renda como prova de rendimento para solicitar um possível financiamento.


> Leia mais: Como amortizar um Financiamento na Caixa


Declaração de IR ajuda autônomos a conquistarem o imóvel próprio

Muitas pessoas querem realizar o sonho do imóvel próprio e, no caso dos profissionais autônomos, isso não é diferente, afinal cerca de 25,5 milhões de pessoas trabalham por conta própria no Brasil, segundo dados do IBGE.

O que muitos autônomos não sabem é que podem utilizar a declaração de Imposto de Renda como prova de rendimento para solicitar um possível financiamento. “Isso significa que não é preciso ter um emprego formal para realizar o sonho de ter um imóvel próprio. Nosso time de vendas é treinado para orientar nossos clientes que trabalham de forma autônoma e irá ajudá-los a conquistar o seu futuro apartamento”, explica Caio Maroni, diretor comercial da ADN Construtora.

Por fim, é fundamental buscar informações atualizadas e confiáveis sobre todas as regras e procedimentos da declaração do Imposto de Renda 2023 junto a profissionais que entendem do assunto e também no próprio site da Receita Federal, que disponibiliza orientações e esclarecimentos importantes para garantir a conformidade com a legislação.

Para mais informações sobre como declarar imóvel financiado no Imposto de Renda, acesse www.adnconstrutora.com.br ou visite o plantão de vendas da ADN Construtora e fale direto com um consultor imobiliário.


Encontre o seu futuro ADN!
É rápido e fácil.

Encontre empreendimentos mais próximos de você!

Limpar Busca Filtro
Por favor, selecione uma cidade!

ou

Faça uma Simulação

Encontre o seu futuro ADN!
É rápido e fácil.

Encontre empreendimentos mais próximos de você!

Limpar Busca Filtro
Por favor, selecione uma cidade!

ou

Faça uma Simulação
EBOOK

Subindo de nível

Conheça o nosso ebook que vai te ajudar a sair do aluguel!

Comentários

Deixe seu comentário

Todos os campos são obrigatórios

Comentário enviado com sucesso para liberação.

Não foi possível enviar seu comentário. Tente novamente mais tarde!

Ocorreu um erro. Este aplicativo pode não responder mais até ser recarregado. Recarregar 🗙