3 passos para você se livrar das dívidas

Dinheiro

30 de Setembro de 2022 | Por Gabriela Casarin

Você sabia que cerca de 78% das famílias brasileiras possuem dívidas? 

Essa taxa pode estar relacionada às constantes mudanças na economia, que há alguns anos encontra-se atípica, devido aos diversos acontecimentos que vivenciamos, mas também a falta de hábito de poupar e cuidar melhor do seu dinheiro. Mas, com consciência financeira é possível se livrar das dívidas e ter uma vida mais tranquila e realizar os objetivos e sonhos com o devido planejamento! 

Confira algumas dicas no texto a seguir: 

Educação financeira é o primeiro passo para transformar sua vida 

Não é novidade para ninguém que a economia brasileira sofre constantes mudanças, em virtudes de fatores macro ou microeconômicos como por exemplo, a inflação, a taxa de juros, o desemprego, a análise sobre os próprios consumidores e principalmente por mudanças constantes no preço dos produtos.  

Pode parecer clichê, mas a primeira coisa que se deve fazer antes de contrair uma dívida é fazer a seguinte pergunta: eu realmente preciso disso (produto ou serviço)? E se a resposta for “sim”, uma pergunta seguinte: o valor dessa dívida cabe no meu orçamento? Esse é o primeiro passo para desenvolver a consciência financeira. 

As dívidas não atrapalham somente o presente, mas principalmente o futuro, pois impactam totalmente nos planos, desejos e sonhos: como uma viagem, trocar de carro ou adquirir seu próprio apê.  

 

+ Saiba como se preparar para o financiamento do seu apê! 

 

Em casos mais extremos, o fato de não controlar suas dívidas pode trazer consequências mais sérias como a falta de dinheiro para comprar alimentos ou remédios. Por isso, é imprescindível saber como cuidar melhor do seu dinheiro. Caso você faça parte dos que têm alguma dívida, fique tranquilo, com planejamento e força de vontade é possível se livrar delas e ter uma vida equilibrada entre o que se ganha e o que se gasta.  

 

1 - Corte gastos desnecessários 

O primeiro passo é fazer uma análise dos seus gastos: o que é realmente necessário e desnecessário. Pois, a partir disso, você irá entender o que pode ser cortado e o que deve ser mantido no seu orçamento.  

Um dos grandes problemas que ocorre com a maioria das pessoas é a famosa “compra por impulso”, que acaba impactando diretamente na sua saúde financeira. 

Pequenos luxos, como por exemplo: delivery de comida, quando você tem alimento em casa, assinatura de serviços de streamings pouco utilizados e taxas em serviços bancários que podem ser desativadas acabam interferindo na sua vida financeira. 

O processo para se livrar das dívidas exige autocontrole e que você esteja disposto a “apertar os cintos”, pois só assim, você realmente estará pronto para entender com o que você de fato precisa gastar e o que pode ser cortado.  

Assim, você poderá começar a colocar os planos em ação! Pois, sem dívidas, você pode se preparar para financiamentos ou parcelas de algo que realmente transformarão a sua vida e realizarão o seu sonho! E o melhor de tudo: sem ficar endividado! 

+8 dúvidas frequentes sobre financiamento imobiliário 

https:///cdnstorageadn.blob.core.windows.net/blob-storage/2022/9/3-passos-para-voce-se-livrar-das-dividas147db8682456ae14b8489528914a4dc071e.jpeg 


2 - Negocie suas dívidas 

A partir do momento em que você entende o quanto deve, é importante saber para quem deve, pois, a partir disso, você iniciará uma tratativa de negociação com o objetivo claro: Quitar a dívida! 

Uma lista de prioridades é muito válida para quitar suas dívidas. Nessa lista, você entenderá melhor, por exemplo, prazos, juros, formas de pagamento e assim, conseguirá fazer um planejamento adequado para sair do vermelho.  

Mas, lembre-se: é muito importante fazer uma proposta de negociação para os credores, desde que você cumpra esse compromisso e pague em dia. 

Uma informação importante nesse aspecto é que negociar com dinheiro fica mais fácil, pois a chance de atingir bons percentuais de desconto é maior e também uma redução no prazo de pagamento, buscando sempre a regularização das dívidas, mantendo sua saúde financeira em ordem. 

+ Entenda tudo sobre o Serasa Score 

https:///cdnstorageadn.blob.core.windows.net/blob-storage/2022/9/3-passos-para-voce-se-livrar-das-dividas149f46fbe73fb7640428f264a2731b2abad.jpeg


3 - Diminua a quantidade de cartões de crédito 

Um dos principais influenciadores na dívida dos brasileiros é o famoso cartão de crédito. Sem dúvida ele facilita muito nossa vida, porém, também pode dificultá-la com as dívidas exorbitantes ocasionadas pelos juros, que são extremamente altos em caso de não-pagamento total da fatura!  

Por isso, é indispensável, o uso consciente do mesmo para evitar problemas como as compras por impulso, conforme falamos anteriormente.  

Um entendimento sobre as reais necessidades que você tem e que te fazem utilizar o cartão são essenciais para manter sua saúde financeira em dia!  

Saber o limite do cartão também é relevante, e isso não quer dizer que tendo um limite alto, você pode gastar tudo! Supervisionar seu limite é sempre importante e não ultrapassar o valor de 30% do seu salário líquido é uma dica bem segura de que terá um bom controle financeiro. 

Outros cartões, também influenciam no seu bolso, pois além dos cartões de crédito, diversos estabelecimentos e lojas também oferecem essa opção, que muitas vezes, pode se tornar um problema, pois além de ter que pagar a fatura do cartão de crédito, você também terá que pagar a fatura desses outros cartões. 

https:///cdnstorageadn.blob.core.windows.net/blob-storage/2022/9/3-passos-para-voce-se-livrar-das-dividas14938750dc8b415484395c8009e6ae6b7ab.jpeg


Esses são 3 passos básicos para que você comece esse processo necessário de controle financeiro. No início pode parecer difícil, mas a longo prazo, você verá que é a melhor opção para a sua vida! Afinal, quem se organiza no presente, garante um futuro muito melhor e com mais conquistas! 

Se uma dessas conquistas for a troca do aluguel pelo sonho do próprio apê, fale agora mesmo com nossos consultores através do WhatsApp e saiba como conquistar o seu, com todos os diferenciais e vantagens financeiras que só um ADN oferece!  

 



Encontre o seu futuro ADN!
É rápido e fácil.

Encontre empreendimentos mais próximos de você!

Limpar Busca Filtro
Por favor, selecione uma cidade!

ou

Faça uma Simulação

Encontre o seu futuro ADN!
É rápido e fácil.

Encontre empreendimentos mais próximos de você!

Limpar Busca Filtro
Por favor, selecione uma cidade!

ou

Faça uma Simulação
EBOOK

Subindo de nível

Conheça o nosso ebook que vai te ajudar a sair do aluguel!

Comentários

Deixe seu comentário

Todos os campos são obrigatórios

Comentário enviado com sucesso para liberação.

Não foi possível enviar seu comentário. Tente novamente mais tarde!

Ocorreu um erro. Este aplicativo pode não responder mais até ser recarregado. Recarregar 🗙